Como esticar tela de silk screen serigrafia ?

O principal problema enfrentado por quem está iniciando na serigrafia é descobrir como esticar o poliéster no quadro para que possa imprimir as camisetas, caixas, sacolas e entre outros materiais possíveis de ser estampados com serigrafia.

A ferramenta mais indicada e prática para realizar esta tarefa são os esticadores pneumáticos, este equipamento garante a tensão ideal do tecido aplicado ao quadro, quando utilizado com um tensiômetro, com nenhum esforço manual.

esticador pneumático

Entretanto, esticadores pneumáticos tem um custo muito pouco acessível, e podem ser substituídos com efetividade por esticadores manuais, que apesar de serem um pouco mais trabalhosos, principalmente por depender de esforço manual para produzir a tensão, possibilitam o mesmo resultado final em qualidade se utilizado com um tensiometro.

esticador manual

Até agora a gente só indicou os esticadores como ferramenta para produzir as telas de silk, porém é possível esticar manualmente as telas, sem o auxílio dessas ferramentas, e utilizando apenas um grampeador de tapeçaria e cadarço. Este método é o mais popular entre os iniciantes na serigrafia, pois o custo por tela é bastante reduzido uma vez que não depende de equipamentos especiais, e também não utiliza a cola para quadros, que frente ao grampo possuí um custo mais elevado, apesar do alto rendimento deste produto.

Logo abaixo montamos um infográfico que mostra como você deve proceder para esticar o poliéster em seu quadro de madeira para serigrafia, e mais abaixo também deixamos um vídeo mostrando como esticar a tela de silk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *