Como Identificar Cartucho de Impressora Falsificado?

Identificando cartucho falso

Sim, você leu direito: A “Pirataria” chegou até mesmo em cartuchos para impressora, incrível não? Frente a essa situação a InkPrinter.com.br ensina você como identificar um cartucho de impressora falso, evitando assim possíveis problemas em seu equipamento de impressão, vamos lá?

Em um cartucho que nunca foi utilizado, o mesmo não apresenta qualquer marca, risco ou desgastes que denunciem seu uso ou alteração do mesmo. Caso seu cartucho “novo” apresente qualquer um dos detalhes citados anteriormente, infelizmente você tem um cartucho falsificado em mãos.

As embalagens falsificadas são idênticas às originais, até mesmo algumas lojas com pouca experiência podem ser alvos destes falsificadores, causando prejuízo não só a sua empresa e seu posicionamento junto ao mercado, mas também aos consumidores que pagam o alto preço de um cartucho original.

Algumas dicas para identificar um cartucho de impressora falsificado

1. Observar a cabeça de impressão

Praticamente todos os modelos de impressoras possuem uma peça interna de borracha, para limpeza do cabeçote de impressão, que é acionada quando a impressora é ligada.

Tal peça é responsável pelo atrito junto a cabeça de impressão do cartucho, assim a mesma é limpa pelo atrito gerado.

Este material retém a tinta do cartucho, e por vezes esta tinta acaba cristalizada. Deste modo quando é realizada a limpeza a tinta cristalizada, acaba gerando pequenos “riscos” na cabeça de impressão de seu cartucho. Mas fique tranquilo isso não danifica ou interfere no funcionamento do mesmo.

Após a fabricação de um cartucho original não é realizado nenhum teste de impressão, as placas do cabeçote de impressão são folhadas a ouro e são absolutamente isentas de quaisquer riscos quando novo.

Portanto, conclui-se que riscos na cabeça de impressão identificam um cartucho que já tenha sido utilizado, e que um cartucho ORIGINAL SEM USO, EM HIPÓTESE ALGUMA, pode conter riscos.

Importante: Não confunda os dois riscos verticais na cabeça de impressão, tais riscos são os orifícios por onde a tinta sai quando a impressão é realizada.

2. Observar a etiqueta

Identificando cartucho falso

Na maioria das vezes as etiquetas falsificadas são de vinil ou de papel, portanto facilmente identificáveis quando se compara com uma original. Para isso basta raspá-las. As diferenças são:

  • Textura, normalmente mais rugosas do que a original;
  • Resistência à sujeira, chegando em alguns casos a absorver a tinta;
  • Na coloração, ou seja, as falsificadas possuem cores mais “lavadas” e podem ter um reflexo “violeta” contra a luz;
  • O aparecimento de mais de uma etiqueta no cartucho (uma etiqueta por cima da outra);
  • Fita azul transparente mal colocada, fora de centro ou enrugada. A fita azul é utilizada para proteger o circuito e principalmente a cabeça de impressão contra ressecamento da tinta;

E por último, raramente estão bem posicionadas, ficando descentralizadas. As etiquetas de vinil costumeiramente encolhem, deixando um rastro de cola, além de perderem a tinta quando “limpas” com álcool. As impressões dos textos e dos códigos de barras são grosseiras e normalmente utilizam fontes diferentes das originais.

Considerações

Existem outras evidências, além das descritas acima, que podem ser verificadas por um técnico qualificado. Veja abaixo:

Caixa (Qualquer modelo) Má impressão, material diferente, cores fracas ou diferentes
626A / 629A / C6614 Etiquetas diferentes da original, cabeça de impressão com riscos, contatos marcados
640A / 645A / C6615 Lacre diferente, presença de cola debaixo do selo, selo de vinil, selo descolado ou recolado, contatos marcados, etiquetas diferentes da original.
625A / 649A / Lexmark color Etiquetas diferentes da original, cabeça de impressão com riscos, tampa descolada ou com sinais de colagem.
Lexmark Preto Etiquetas diferentes da original, cabeça de impressão com riscos, contatos marcados Sinais de alargamento do respiro (orifício superior); furos pela tampa
Canon BC-02 Canon BC-05 Sinais de alargamento do respiro, furos ao longo do cartucho, berço diferente do original.
Canon BC-20 Sinais de alargamento do respiro (orifício superior); furos, berço diferente do original
641A / C1823A Furos ou indícios de retirada do respiro

3. Diferenças Externas

A caixa original é produzida por um processo de custo elevado, onde os falsificadores não se dispõem a copiar, tais como papelão utilizado, forma de impressão e desenhos holográficos. Assim a primeira pista está na embalagem.

Comparar uma original com uma falsificada podemos notar os seguintes pontos, referentes à embalagem externa (caixa):

  • Papelão de baixa qualidade – mais fino e mais poroso
  • Impressão de baixo brilho e menor definição
  • Cores fora de padrão
  • Ausência de impressões holográficas
  • Colagem das extremidades de baixa qualidade

Contudo, alguns falsificadores reutilizam as embalagens originais, a fim de enganar os consumidores. Para identificar isto, deve-se verificar a colagem das laterais. Os fabricantes originais têm modificado as embalagens constantemente a fim de diminuir a incidência de falsificação.

Com relação à embalagem interna, presentes nos principais cartuchos que sofrem falsificação:

  • Baixa qualidade de impressão
  • Letras de baixa definição
  • Alterações nas cores das impressões
  • Plástico de baixa qualidade
  • Selagem malfeita, com dobras ou falhas
  • Plástico de baixa qualidade dos berços, evidenciado pela maior transparência e maior opacidade

 Identificando cartucho falso

Na foto acima podemos ver que a embalagem falsa amassa com maior facilidade, além da impressão ser de pior qualidade. O lado esquerdo mostra as embalagens de frente enquanto que a da direita mostra a parte posterior – Verifique também que as emendas das embalagens falsas são de pior qualidade, e muitas vezes com vincos.

Contra o reaproveitamento das embalagens, a melhor arma é destruir as embalagens originais, rasgando-as. Não venda seus cartuchos com as embalagens originais. Pois estas podem ser reutilizadas por falsificadores.

Procure sempre uma empresa remanufaturadora de sua confiança para venda dos cartuchos vazios.

4. Observar

Circuito elétrico com sinais de utilização. Quando o cartucho é colocado na impressora, seus contatos são permanentemente marcados pelo console como mostrado na figura abaixo. Outros pontos a serem verificados nos contatos, são riscos ou marcas nos contatos, além da oxidação nas bordas de alguns elementos. Isto é evidência irrefutável de falsificação.

Identificando cartucho falsoEm alguns cartuchos as tampas que dão acesso ao reservatório de tinta são removidas e ao serem recolocadas apresentam ou marcas dos instrumentos utilizados para abertura ou evidências de colagem.

Identificando cartucho falsoAlguns cartuchos apresentam alargamentos nos orifícios de ventilação, como nos casos dos Lexmark, conforme mostrado na figura abaixo:

Identificando cartucho falsoAlguns cartuchos contém lacres que escondem as entradas de tintas que podem ser substituídos ou apresentar evidências de colagem.

Identificando cartucho falso

PARTICIPE!

Adoramos ler e acompanhar comentários em nosso blog! Deixe seu comentário abaixo, com dúvidas, sugestões e também com os resultados que você conseguiu com este passo a passo, esperamos que sejam lindos e belos trabalhos! 😀

Nos vemos no próximo post! 😉

One thought to “Como Identificar Cartucho de Impressora Falsificado?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *