Como preparar emulsão para tela de silk em 4 passos!

O preparo da emulsão para serigrafia é um dos pontos primordiais para a preparação das telas para silk screen, mas antes de irmos ao preparo da emulsão, vamos falar para que serve a emulsão para serigrafia.

PRA QUE SERVE A EMULSÃO PARA SERIGRAFIA?

A emulsão para serigrafia é composta por resinas diversas, que quando é misturada ao sensibilizante fotossensível e é exposta a luz endurece e torna-se resistente a água. Enquanto as partes que foram protegidas pelo desenho impresso no fotolito, e não recebem a incidência de luz da mesa de revelação, ficam sensíveis a água e são lavadas no momento da revelação da tela, deixando então abertos os pontos onde a tinta para serigrafia silk screen deverá passar no momento de imprimir as camisetas, bonés ou outros produtos que você deseje estampar.

O QUE É PRECISO PARA FAZER A EMULSÃO E PREPARAR UMA TELA DE SILK?

Para preparar a emulsão de serigrafia que irá fazer parte da tela de silk recebendo a estampa através da gravação e revelação da tela de silk, são necessários os seguintes produtos:

  1. Sensibilizante para emulsão Bicromato
  1. Emulsão para Serigrafia
  1. Espatula de Universal para serigrafia
  1. Copo medidor
  1. Seringa de 10ml

Com estes produtos em mãos, vamos dar início a mistura dos itens que darão origem a emulsão fotossensível, utilizada pelos serígrafos na produção das telas para silk screen.

PASSO A PASSO PARA PREPARAR A EMULSÃO DE SERIGRAFIA

  1. 1º Passo: despejar a quantidade de emulsão desejada no copo medidor

A emulsão para serigrafia pode ser preparado na quantidade que for necessário ao trabalho, desde que siga a regra de 10% de sensibilizante para a quantidade de emulsão. Neste caso iremos preparar 50ml de emulsão para aplicar em nossa tela.

  1. 2º Passo: adicione o sensibilizante bicromato na emulsão

Com a emulsão já no copo medidor, iremos adicionar 10% de sensibilizante no mesmo, no caso adicionamos 50ml de emulsão, seguindo a regra de 10% para efetuar a mistura, iremos então adicionar 5ml de sensibilizante para a mistura.

  1. 3º Passo: misture bem a emulsão com sensibilizante

Esse passo é de suma importância, pois para uma revelação de excelência é preciso uma mistura bem homogênea, onde todas as partes da emulsão que forem aplicadas a tela exista sensibilizante em quantidade suficiente para reagir com a luz da mesa de revelação e assim impermeabilizar a mistura aplicada a tela.

  1. 4º Passo: após deixar a mistura homogênea deixe-a descansar

Após ter misturado bem e deixado a mistura homogênea, é importante deixar a emulsão com sensibilizante descansar, isto porque o ato de misturar o sensibilizante e a emulsão pode gerar bolhas, que se aplicadas a tela, podem prejudicar a gravação e revelação, tornando as telas mais frágeis a longo prazo.
Por isso lembre-se, deixe sempre a mistura de emulsão para tela de serigrafia descansar por entre 20 e 30 minutos antes da aplicação no poliéster da tela de silk.

OBSERVAÇÕES FINAIS

Seguindo estes passos você terá uma ótima mistura de emulsão com sensibilizante para preparar suas telas de silk para a gravação e revelação. No caso deste tutorial utilizamos o sensibilizante Bicromato, é importante saber que este, apesar de ser o sensibilizante mais comum e utilizado no mercado,deve ser manuseado com luvas, pois como se trata de um produto químico, o contato com a pele no longo prazo pode ser prejudicial.

Outro fator importante que deve ser levado em conta é quanto a validade da mistura de emulsão com sensibilizante, estes dois produtos após combinados, devem ser aplicados na tela, gravados e revelados em um prazo de até 4 horas, após este período a mistura começa a perder o efeito de gravação, podendo gerar problemas a sua estamparia.

Sobre a loja

Com mais de 15 anos de experiência, a Ink Printer Suprimentos já é conhecida em todo território nacional pela excelência no fornecimento de tintas e insumos de alta qualidade para recarga de impressoras, tintas e materiais para serigrafia e silk screen, tintas e insumos para sublimação, papéis fotográficos e muito mais. Possuímos sólidas parcerias com os fabricantes dos melhores insumos, garantindo excelentes preços e proporcionando as melhores condições de pagamento para você.

Social
Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Ink Printer do Brasil Com. Imp. e Exp. Ltda - ME - CNPJ: 09.232.291/0001-18 © Todos os direitos reservados. 2024