Papel Fotográfico: Como Escolher, Gramaturas e Outras Dicas

O avanço da fotografia digital trouxe muitas inovações não só nas câmeras, que agora além dos equipamentos específicos, estão presentes em grande parte dos celulares e smartphones que nos acompanham todos os dias, facilitando a tarefa de capturar os momentos de nossas vidas.

Outro fato que foi alterado junto com a fotografia digital são a forma com que as imagens capturadas são reveladas e passadas para os papéis fotográficos. Ao invés de laboratórios com luzes especiais e diversos produtos químicos, a revelação de fotografias agora depende apenas de um computador, uma impressora jato de tinta e um bom papel fotográfico. Ou seja, se antes necessitávamos de empresas especializadas para revelar e imprimir nossas fotos, agora é possível imprimir com qualidade as fotografias direto em nossas casas.

 COMO ESCOLHER O PAPEL FOTOGRÁFICO?

 Antes de realizar a compra do papel fotográfico para imprimir suas fotografias ou outros trabalhos, é importante conhecer a sua impressora, pois nem todas as impressoras conseguem puxar papéis fotográficos com facilidade, isto porque algumas são voltadas para um uso mais corriqueiro, como a impressão de boletos e outros documentos que utilizam apenas papel sulfite e não suportam papéis com altas gramaturas, falaremos sobre gramatura de papéis mais à frente.

Além de se atentar ao modelo da impressora é importante saber qual o tipo de tinta que sua impressora utiliza, pois impressoras com tinta pigmentada precisam de papéis fotográficos especiais para realizar a impressão com sucesso.

Agora que você já verificou a sua impressora e a tinta que você utiliza, vamos aos tipos de papéis fotográficos de fato. Na Ink Printer temos os papeis:

- Glossy

- Glossy Adesivo

- Texturizado

- Microporoso

  • Papel Fotográfico Glossy: São papéis de alto brilho, os mais tradicionais no mercado, eles são bastante semelhantes aos utilizados nos antigos laboratórios de revelação. São utilizados além do uso tradicional para a impressão de fotos, também para a impressão com fins de personalização de produtos como fotocubos, canecas, relógios e outros itens utilizados como presentes e brindes.

  • Papel Fotográfico Glossy Adesivo: Os Papéis Fotográficos Glossy Adesivo são muito semelhantes ao papel fotográfico glossy tradicional, a única coisa que realmente muda de um para o outro, é a funcionalidade adesiva do papel. Com ele você poderá desenvolver adesivos promocionais, etiquetas e outros trabalhos com qualidade fotográfica.

  • Papel Fotográfico Texturizado: Papéis texturizados são produzidos com formas especiais, que proporcionam acabamentos diferenciados para usos bastante específicos. Muitas vezes os papéis fotográficos texturizados são utilizados principalmente para a impressão de convites, certificados, entre outros arquivos que dependem de um acabamento mais refinado e elegante. O papel fotográfico texturizado pode ser encontrado com os seguintes acabamentos de textura: Linho, Pérola, Casca de Ovo e Couro.

  • Papel Fotográfico Microporoso: Este papel é versátil, pois pode ser impresso tanto com tinta corante com tinta pigmentada. O nome Microporoso se refere as fibras do papel, que possuem poros mais espaçados que possibilitam um melhor depósito de tintas com maior pigmentação no papel, facilitando principalmente a secagem da impressão. O papel microporoso pode ser encontrado em 3 versões diferentes: Microporoso Glossy, Satin Fosco e Woven. As versões do papel fotográfico microporoso Satin Fosco e Woven são muito utilizadas principalmente por empresas de fotografia especializadas em formaturas, pois proporcionam um acabamento muito agradável as fotografias.

O QUE É A GRAMATURA DO PAPEL FOTOGRÁFICO?

 Gramatura de forma bastante prática, é basicamente a espessura do papel. Papéis fotográficos podem possuir várias gramaturas, ou seja, várias espessuras, essa variedade existe basicamente para que você consiga dar usos diferentes para o papel.

Por exemplo, na produção de canecas de encaixe, onde se utiliza uma foto para estampar a caneca, o ideal é realizar a impressão em papéis fotográficos de gramatura entre 115gr e 135gr, essas são gramaturas consideradas de baixa espessura, finas, e por isso facilitam a confecção das canecas.

Já para impressão de fotografias o ideal são papéis fotográficos com gramaturas maiores como 180gr, 230gr e 260gr.

Se você se interessou por algum destes produtos acesse nosso site e compre já seu papel fotográfico com qualidade e segurança.

Sobre a loja

Com mais de 15 anos de experiência, a Ink Printer Suprimentos já é conhecida em todo território nacional pela excelência no fornecimento de tintas e insumos de alta qualidade para recarga de impressoras, tintas e materiais para serigrafia e silk screen, tintas e insumos para sublimação, papéis fotográficos e muito mais. Possuímos sólidas parcerias com os fabricantes dos melhores insumos, garantindo excelentes preços e proporcionando as melhores condições de pagamento para você.

Social
Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Ink Printer do Brasil Com. Imp. e Exp. Ltda - ME - CNPJ: 09.232.291/0001-18 © Todos os direitos reservados. 2024