Qual tinta utilizar em cada material na serigrafia?

Qual tinta usar na Serigrafia?

Uma dúvida muito comum para quem está iniciando na serigrafia, ou para quem já trabalha na serigrafia mas precisa fazer uma estampa em um produto que não é sua especialidade é saber qual tinta usar para o tipo de produto que será estampado.

Essa dúvida é recorrente pois infelizmente ainda não há uma tinta universal na serigrafia com bom custo benefício que possa ser utilizada em vários tipos de produtos e que tenha boa fixação e durabilidade.

Para ajudar nessa questão vamos listar aqui os 3 tipos de tintas mais utilizadas na serigrafia e sanar suas possíveis dúvidas sobre estas tintas.

Esta tinta é formulada com base solvente, por isso deve ser aplicada com o auxílio de uma tela emulsionada com emulsão resistente a solvente.

É possível diluir essa tinta caso seja necessário com o uso do retardador para tintas vinílicas, isso ajuda a retardar o endurecimento (secagem) da tinta na tela, ou na diluição caso você sinta que a tinta está muito espessa atrapalhando na aplicação da mesma.

Para limpeza da tela deve ser utilizado o solvente para tintas vinílicas, removendo assim o que restante de tinta da tela após o trabalho.

Tintas Vinílicas são utilizadas para personalizar materiais como: Adesivos vinílicos, copos de PVC e acrílico, além de diversos outros produtos feitos com poliestireno.

As tintas de polietileno assim como as tintas vinílicas são produzidas com base solvente, por isso também precisam de uma tela emulsionada com emulsão resistente a solvente para sua aplicação.

A diluição das tintas de polietileno podem ser feitas com o retardador próprio para tintas de polietileno, facilitando a sua aplicação e evitando entupimentos da tela ou outros problemas durante a aplicação da tinta no produto.

Para limpeza da tela após o trabalho utilize o solvente específico para tintas de polietileno, esta é a melhor e mais fácil maneira de conseguir sua tela pronta para o próximo trabalho.

Tintas de polietileno são utilizadas principalmente para produção de sacolas plásticas, porém, as sacolas devem receber um tratamento especial para que a tinta tenha a fixação ideal, o nome deste tratamento é “Corona” e deve estar presente em toda sacola que você for estampar com as tintas de polietileno.

Com certeza as tintas a base d’água são as mais utilizadas por quem está iniciando, mas antes de entrarmos em todos os tipos de produtos que podem ser confeccionados com esta linha de tintas, vamos falar sobre como diluir caso necessário, e também como realizar a limpeza após o trabalho.

Para diluição de tintas a base d’água você pode utilizar 3 produtos:

- Aditivo redutor: que faz uma diluição da tinta sem afetar seu tempo de secagem ou fixação (se respeitado a porcentagem de uso de até 4% de aditivo para cada parte de tinta)

- Retardador MK: Faz a diluição da tinta e também influencia no tempo de secagem, ajudando no trabalho em lugares muito quentes.
-Sulfato: O sulfato pode ser líquido ou em pó, assim como o aditivo redutor ele faz a diluição da tinta sem influenciar muito no tempo de secagem.

A utilização destes produtos é a preferencial, pois elas não afetam a composição das tintas e possibilitam uma forma segura de diluição. Usar soluções caseiras para diluição pode ocasionar fungo nas tintas.

Para limpeza das telas você pode utilizar agua corrente, de todas as tintas a linha base d’água é a mais simples de higienizar.

 

São diversos os produtos que que podem ser estampados com as tintas a base d’água: Camisetas de tecidos de algodão, mistos e sintéticos, moletons, papéis, papelão, TNT e materiais cartonados sem tratamento impermeabilizante.

Estes são apenas alguns tipos de tintas e suas principais orientações de uso e manutenção, esperamos que este post tenha lhe auxiliado!

As tintas para serigrafia e diversos outros insumos para sua estamparia você encontra em nosso site:

www.inkprinter.com.br

Sobre a loja

Com mais de 15 anos de experiência, a Ink Printer Suprimentos já é conhecida em todo território nacional pela excelência no fornecimento de tintas e insumos de alta qualidade para recarga de impressoras, tintas e materiais para serigrafia e silk screen, tintas e insumos para sublimação, papéis fotográficos e muito mais. Possuímos sólidas parcerias com os fabricantes dos melhores insumos, garantindo excelentes preços e proporcionando as melhores condições de pagamento para você.

Social
Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Ink Printer do Brasil Com. Imp. e Exp. Ltda - ME - CNPJ: 09.232.291/0001-18 © Todos os direitos reservados. 2024