Serigrafia ou Sublimação? A melhor dica para aumentar seus lucros.

Quem nos acompanha a algum tempo sabe que a Ink Printer ao longo dos anos se especializou no mercado de Sublimação. Nos esforçamos pra trazer o melhor da sublimação para nossos clientes, desde a melhor tinta para sublimação, o melhor papel sublimático e até o melhor substrato, isto para que você nosso cliente consiga sempre os melhores resultados e os maiores lucros no seu trabalho!
Porém a sublimação, como todo processo de impressão possuí suas limitações, e a maior queixa dos clientes que trabalham com a sublimação de camisetas é a dificuldade de se trabalhar com tecidos coloridos na sublimação. Pensando nesta dificuldade começamos a trabalhar com o fundo branco para sublimação OBM, popularmente conhecido como Papel OBM. Esta solução é muito interessante para aqueles que trabalham apenas com a sublimação e possuem uma linha de produção voltada para pequenos volumes.
Entretanto todo pequeno empresário deseja ampliar o seu negócio e consequentemente ampliar seus lucros. Como fornecedores compartilhamos este desejo de ver nossos clientes e parceiros prosperarem no mercado de impressão, e pensando nisso em maio de 2018 a Ink Printer iniciou a venda de produtos voltado para o mercado de Serigrafia e Silk Screen.
A serigrafia ou silk screen como é mais popularmente conhecido, é um método bastante tradicional e um dos mais antigos processos de estamparias do Mundo. Com ele é possível estampar uma infinidade de objetos, desde sacolas plásticas de polietileno, onde a tinta de serigrafia utilizada é a Tinta para serigrafia a Base de Solvente Sicoleno da Sicoltex, até camisetas, moletons e outros tipos de tecido com as Tintas para Serigrafia Hidrocolor e Hidrocolor Mix da Colordex e também as tintas para serigrafia Silk Screen Hidrocryl da Gênesis.
Apesar de ser um método de impressão um pouco mais demorado que a sublimação, a serigrafia é bastante versátil em sua aplicação nos mais diversos substratos. Por exemplo, enquanto na sublimação para aplicar uma foto em camiseta você depende apenas de uma impressora com tinta sublimática, papel sublimático e prensa, para realizar a impressão da mesma foto com a serigrafia, o dono da estamparia pode optar por basicamente 4 processos diferentes:
– Cromia CMYK
– Indexado
– Simulado
– Monocromia
Em um primeiro momento não vamos nos aprofundar em como os métodos de serigrafia silk screen acima citados são desenvolvidos, falaremos apenas da relação custo benefício que a silk screen pode trazer. Nos métodos acima citados, o que utiliza menos telas, depende de 2 telas para estampar em um tecido claro ou escuro. Se compararmos a quantidade de processos que a pessoa realiza até que as telas estejam prontas para puxar o rodo, o pensamento de desistir do silk screen pode começar a parecer plausível.
Realmente você queimar 2 telas para produzir apenas duas camisetas é algo inviável para estamparia e para o cliente, seria muito mais sensato realizar a sublimação, pois é uma tiragem muito pequena, porém com pedidos de 50, 100, 1000 camisetas a serigrafia é muito mais econômica pois a tela é reutilizada na produção de diversas camisetas, reduzindo os custos de produção e ampliando seus lucros.
Utilizando as tintas de serigrafia silk screen da Colordex o custo benefício de sua produção fica ainda mais compensatório. Pois as tintas da Linha Hidroflex da Colordex são produzidas com mais pigmento e menos cobertura, propiciando excelentes resultados em impressão de simulados, enquanto que a linha hidrocolor Mix da Colordex proporciona melhor cobertura e alto grau de ancoragem nos seus substratos.
Concluímos então que não existe caminho melhor ou pior, a serigrafia ou silk screen e a sublimação tem perfis diferentes dependendo do seu público. Se você está atendendo altas tiragem em seu negócio de sublimação, partir para a serigrafia pode ser o caminho mais vantajoso para o desenvolvimento de sua empresa. Agora se você já atende grandes tiragens, porém perde muito dinheiro negando trabalhos de menor valor agregado, talvez iniciar a trabalhar com a sublimação de forma paralela a sua estamparia de silk seja um caminho para novos mercados.
A sublimação e a serigrafia são excelentes processos de estampagem dos mais diversos produtos como camisetas, canecas, sacolinhas plásticas, squeezes de alumínio entre outros, e considerar as duas metodologias em sua estamparia pode ser um excelente negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *