Como escolher o tecido ideal para sua tela de serigrafia? Aprenda neste artigo !

Uma dúvida muito recorrente, principalmente entre os iniciantes em serigrafia, é relacionada ao tipo de tecido que deverá ser utilizado na tela para cada tipo de trabalho dentro da estamparia.

Quantos fios minha tela deve ter?

Uso Poliéster branco ou Amarelo?

Qual fio é indicado para cada tipo de tinta?

Se você já se deparou com uma destas questões, fique tranquilo que já vamos te ajudar!

1° Quantos fios minha tela deve ter?

O primeiro e principal ponto que deve ser observado para responder a esta pergunta é: ANALISE O DESENHO!

É o desenho que te dará um norte para tomar esta decisão, um desenho com traços finos e micro retículas dificilmente terá um bom resultado de gravação em uma tela muito aberta, os exemplos mais comuns de um tecido aberto, é o poliéster de 44 fios e o de 55 fios.

O motivo de tecidos considerados abertos terem um desempenho não satisfatório com desenhos de traços finos e micro retículas é que eles não possibilitam uma boa ancoragem da emulsão no fio, com isso no momento da revelação da matriz o ponto pode se abrir, gerando deformações e micro serrilhas na estampa.

Certo então usar poliéster aberto é ruim, só vou utilizar tecidos considerados médios ou mais fechados! Problema resolvido! ERRADO

Sim você poderá utilizar tecidos com fios mais fechados para fazer as micro retículas e os desenhos com traços mais finos, mas e os desenhos chamados “CHAPADOS”? Aqueles sem detalhes e mais simples?

Para estes desenhos chapados, a recomendação é utilizar tecidos mais abertos, pois eles facilitam o trabalho, deixando a cobertura mais uniforme com menos passadas e também reduzindo o entupimento da tela! Este último detalhe é algo que atrapalha e muito dentro da estamparia, o entupimento dos fios pode ser evitado sem o auxílio de diluentes, quando utilizamos um tecido mais aberto.

Portanto, vamos deixar aqui uma dica legal para você iniciante:

DESENHOS CHAPADOS: POLIÉSTER 44 FIOS ou POLIÉSTER 55 FIOS

DESENHOS CHAPADOS, MAS COM ALGUNS DETALHES E TRAÇOS: POLIÉSTER 60 FIOS

DESENHOS COM RETÍCULAS E TRAÇOS FINOS: POLIÉSTER 77 FIOS

Existem outras medidas de poliéster, estas medidas que passamos acima servem apenas de referência para você que está iniciando na área, com o tempo, testando os diferentes tipos de tecido você terá adquirido experiência o suficiente para definir o tecido com a quantidade de fios ideal para a sua estampa.

2° Usar Poliéster Branco ou Amarelo?

A cor do poliéster interfere no que diz respeito a qualidade de gravação da tela, entretanto, para essa escolha é preciso levar em conta o tipo do trabalho que será realizado. O poliéster amarelo tem uma vantagem sobre o poliéster branco no que diz respeito à difração da luz UV, ele não permite que ocorra a difração entre os fios no momento da gravação, tornando assim a gravação mais uniforme.

Esta vantagem no entanto pode não ser tão relevante para os usuários do sensibilizante bicromato, um tipo de sensibilizante que não permite uma gravação de alta qualidade por sua grande sensibilidade.

Outro fato relevante no processo de decisão é o custo benefício, o poliéster amarelo possui um custo bem mais elevado em comparação ao tecido de poliéster branco.

Portanto o poliéster amarelo é indicado para trabalhos de maior valor agregado, que necessitem de uma excelente qualidade de gravação, em conjunto a isso é ideal utilizar uma emulsão de alta qualidade como diazo ou fotopolímero, para que seja possível extrair o máximo da qualidade desse tipo de poliéster.

O poliéster branco por sua vez é o mais vendido, mais comum e mais versátil, é possível obter excelentes resultados com este produto em sua estamparia, com uma excelente relação custo benefício, independente da emulsão utilizada. Ele possuí sim um desempenho um pouco inferior ao poliéster amarelo, mas atende a maioria dos casos que a estamparia encontra no dia a dia.

3° Qual fio é indicado para cada tipo de tinta?

Analisar o tipo de tinta utilizado também é um ponto muito importante no processo de decisão do tipo de poliéster que será utilizado em sua tela de serigrafia.

Hoje no mercado temos basicamente 3 tipos de tintas:

  • TINTAS A BASE D’ÁGUA
  • TINTAS PLASTISÓIS
  • TINTAS A BASE DE SOLVENTE

Tintas a base d’água: são muito utilizadas na confecção têxtil e gráfica, a densidade varia de acordo com a cor, por isso muitas vezes dependendo da cor, ou da técnica que será empregada na estampa, você deverá alterar a lineatura do poliéster. Um exemplo claro disso é a cor Branca, que em grande maioria das marcas de tinta para serigrafia a base de água, consiste em uma tinta mais dura, que seca muito rápido em tempos mais quentes, e por isso é difícil de se trabalhar com cor branca da linha base d’água em telas com tecidos de poliéster mais fechados, do 77 Fios até o 120 fios por exemplo. No outro espectro temos as tintas para simulados, geralmente bastante diluídas e portanto bastante líquidas, dependendo então de telas com tecidos de poliéster mais fechados, para que a tela retenha um pouco o fluxo da tinta e garanta uma melhor qualidade de transferência da tinta.

Tintas Plastisóis: um tipo de tinta que caiu em desuso mas que aos poucos vêm retomando seu espaço, a principal vantagem desta tinta é que ela não seca ao ar, portanto não entope com a facilidade das tintas a base d’água. São tintas mais espessas em sua maioria por isso é recomendado o uso de telas mais abertas ou médias, porém quando for realizado o uso de diluentes ou amaciantes é preciso realizar uma análise, pois se um tecido for demasiadamente aberto e a tinta estiver muito líquida poderá ocasionar borrões na estampa no ato da impressão.

Tintas a Base de Solventes: geralmente são tintas mais líquidas, necessitam de tecidos com fios mais fechados para que não haja sobrecarga e borrões nas estampas, geralmente são utilizados tecidos com fios mais fechados como o poliéster 120 fios.

Esperamos que este conteúdo tenha lhe auxiliado e esclarecido a respeito das diferenças de tecidos para serigrafia, seu uso e melhores práticas. Precisando de tecidos para telas de serigrafia consulte nosso site www.inkprinter.com.br ou compre direto com um de nossos vendedores pelo whatsapp (19) 9 7141.1968 ou pelo telefone (19) 3841.8036.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *